Alunos do Ifam participam de minicurso realizado pelo IDAM
Alunos do Curso Técnico de Recursos Pesqueiros do Instituto Federal do Amazonas-Ifam/Campus Manaus, Zona Leste, participaram hoje, 18 de dezembro, do minicurso com ênfase ao setor pesqueiro no Amazonas realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas-IDAM, no auditório do Sistema Sepror, localizado na Avenida Buriti, Distrito Industrial.
O objetivo da atividade foi apresentar aos alunos o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) realizado pelo IDAM nas 66 Unidades Locais distribuídas nos 62 municípios do Amazonas.
Iniciada às 9h a abertura do evento contou com a presença do diretor de Assistência Técnica e Extensão Florestal do IDAM, Malvino Salvador, que falou sobre a historia da Extensão Rural no Brasil e no Amazonas, sua importância para a agricultura familiar e de que forma ela beneficia as famílias que vivem no campo e sobrevivem das atividades primárias. “Atuamos no sentindo de atender principalmente os pequenos agricultores, que por meio de processos educativos e assistência técnica procuramos melhorar a qualidade de vida e trabalho dessas famílias”, disse.
A primeira palestra foi conduzida pelo chefe do Departamento de Planejamento do IDAM, Armando Silva, que explicou como a Instituição programa suas atividades para que os resultados obtidos sejam positivos. Com o tema planejamento, acompanhamento e controle, Silva ressaltou que todas as ações e atividades realizadas pelo IDAM são desenvolvidas por meio do Programa Amazonas Rural. “É realizado um Plano Operativo anual encaminhado a todas as Unidades Locais do IDAM, onde os técnicos atuam diretamente no campo acompanhando as necessidades de cada agricultor”, frisou.
Segundo ele, as metodologias de ATER são desenvolvidas conforme as necessidades levantadas, e sempre com foco no desenvolvimento rural sustentável.
O chefe do Departamento de Operações Técnicas, Helênio Figueiredo, explicou aos alunos sobre as estratégias de planejamento, execução e controle dos serviços de ATER. “Atendemos as demandas diárias do agricultor/produtor, contabilizamos as informações de produção e população. A Extensão Rural não visa só à assistência técnica ela visa também à cidadania dos agricultores”, destacou Figueiredo.
A terceira palestra sobre piscicultura ministrada pelo gerente de Apoio a Aquicultura e Pesca do IDAM, Alfeu Ferraz Filho, enfatizou as modalidades de criação de peixes no Amazonas, as espécies mais cultivadas e a legalização do pirarucu.
Já a palestra sobre crédito para o setor pesqueiro foi procedida pelo técnico da Gerência de Crédito Rural do IDAM, Carlos Magalhães, que esclareceu as dúvidas dos alunos sobre os procedimentos necessários para aderir um financiamento, explicando cada processo para elaboração do projeto que é encaminhado aos agentes financeiros. Também falou um pouco sobre a importância da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), e sobre o Plano Safra da Pesca e Aquicultura.
Comunicação Rural também fez parte da programação. “Levamos diariamente informações de atividades realizadas pelas 66 Unidades Locais do IDAM por meio do site oficial, também trabalhamos para facilitar o entendimento do pequeno agricultor que por intermédio de um folder pode aprender um pouco mais sobre as tecnologias da agricultura familiar, e como utilizá-las no dia a dia”, enfatizou a gerente de Comunicação Rural do IDAM, Maysa Naice.
Para o aluno do Ifam, Ranute Santos, de 29 anos, o dia foi bastante proveitoso pois ele pode aprender como funciona a Extensão Rural no Amazonas e esclarecer algumas dúvidas sobre crédito rural. “A atividade foi satisfatória consegui absorver conhecimentos que me ajudarão lá na frente a entender melhor as questões mais burocráticas sobre aplicação de crédito”, disse Ranute, ressaltando, que após a finalização do curso técnico pretende continuar trabalhando com o cultivo de laranja e criação de aves caipiras em sua propriedade, localizada no Rio Preto da Eva, no entanto, não descarta a possibilidade de quem sabe um dia ser extensionista do IDAM.
A atividade encerrou com a palestra sobre metodologia de Extensão Rural ministrada pelo chefe do Departamento do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do IDAM, Alfredo Pinheiro.
“Nosso objetivo foi alcançado, pois agora os alunos terão uma visão diferenciada sobre a importância de um órgão que trabalha com a Extensão Rural sempre procurando melhorar a produção de base familiar e, principalmente, à qualidade de vida das famílias rurais”, concluiu o coordenador do minicurso, Paulo Rolim.