Feira fortalece piscicultura em Coari

Inicia hoje, 27, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), a 3ª Feira de Peixe Vivo. O evento que está sendo realizado no antigo cartório, localizado no centro da cidade, segue até o dia 5 de abril.
A ação está sendo realizada pela Associação dos Aquicultores de Coari (AAC), Associação dos Produtores e Piscicultores com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Secretaria de Produção Rural (Sepror), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) e Prefeitura Municipal. Aproximadamente 20 piscicultores estão participando
O propósito da feira é contribuir para o desenvolvimento da piscicultura no município, gerando renda e qualidade de vida aos trabalhadores. Além disso, os produtores disponibilizam a população um pescado de boa qualidade.
De acordo com o presidente da associação dos aquicultores do município, Luiz Vasquez, são aproximadamente 50 toneladas das espécies matrinxã, pirapitinga, tambaqui e pirarucu, que estão sendo comercializadas. “A integração entre o consumidor e produtor é importante no processo de expansão da atividade, também como função social, uma vez que as famílias e alunos das escolas estão participando, com visita aos tanques de exposição”, Afirmou Vasquez.
Segundo o gerente da Unidade Local do IDAM/Coari, Francisco Hélio de Medeiros, o centro da cidade foi escolhido para a realização da feira por conta do grande movimento de pessoas. “A feira possui tanques com oxigenação para que o cliente possa escolher seu peixe ainda vivo. Um atrativo a mais para os consumidores”, explicou Medeiros.
Vale ressaltar que este ano, a AAC fornecerá aos associados 100 mil alevinos da espécie tambaqui, e o Governo do Estado, por meio do IDAM e Afeam irá investir com recursos para o custeio da atividade, além de dar continuidade aos serviços de assistência técnica aos produtores.