Governo do Amazonas capacita equipe técnica do Sistema Sepror em Licenciamento Ambiental

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), realiza nesta sexta-feira (12), um curso sobre Licenciamento Ambiental. O objetivo é capacitar a equipe técnica do Sistema Sepror que atua na capital e interior do Amazonas. O evento acontece no auditório do Sistema Sepror, localizado na Avenida Buriti, 1850, Distrito Industrial e encerra às 18h.
Participam da capacitação, extensionistas dos municípios de Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Remanso, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.
De acordo com o diretor-presidente do IDAM Edimar Vizolli, é importante capacitar os extensionistas, principalmente, porque eles são os agentes responsáveis em levar as políticas públicas do setor primário até o agricultor. Por isso, é indispensável que todos estejam preparados e habilitados.
“O Governo do Estado está preocupado com questões voltadas a regularização ambiental e fundiária, por isso apoia essas capacitações. Para o desenvolvimento das atividades ligadas ao setor primário é preciso sempre buscar alternativas econômicas e o desenvolvimento sustentável”, disse o secretário executivo da Sepror, Valdenor Cardoso, representando o titular da pasta. Destacou também que a Extensão Rural tem todo um ciclo a ser cumprido e os extensionistas precisam estar capacitados para atender as demandas.
Para a gerente de Controle Agropecuário do Ipaam, Alexsandra Bianchini, essa iniciativa visa beneficiar o produtor rural. “Somos todos parceiros e nos colocamos a disposição para esclarecer dúvidas sobre o Licenciamento Ambiental. Sabemos que o IDAM está lá na ponta orientando e levando informações aos produtores rurais, que são os principais beneficiados”, destacou.
Outras capacitações – Para próxima semana estão programados mais dois cursos. O primeiro está agendado para a próxima quinta-feira (18), na sede da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) e visa discutir mecanismos para recuperação de crédito rural no Amazonas.
O segundo que acontece na sexta-feira (19), no auditório do Sistema Sepror, será sobre receituário agronômico e o uso de agrotóxicos no Amazonas e contará com a participação do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amazonas (Crea/AM) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf).
Licenciamento Ambiental –É um procedimento administrativo pelo qual o Ipaam licencia a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades que utilizam recursos ambientais e que podem causar degradação ao meio ambiente.