Governo do Amazonas entrega 30 mil alevinos de tambaqui para estimular a piscicultura em Presidente Figueiredo
Agricultores de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), foram beneficiados na última quinta-feira, 16 de abril, com a entrega de 30 mil alevinos (filhotes) de tambaqui. Para comunidades próximas a sede do município a entrega aconteceu no escritório local do IDAM (avenida Sucupira, 491, Morada do Sol) e em comunidades mais distantes como Nova Galileia e Santo Antônio do Abonarí (BR 174) uma equipe técnica foi aos locais.
As ações de fomento a piscicultura no município são realizadas por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa) com apoio da Secretaria Municipal de Produção Rural, que contribui com o transporte dos alevinos.
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM em Presidente Figueiredo, Luís Aldiney Oliveira, durante a entrega dos alevinos, os agricultores receberam orientações sobre a estocagem dos filhotes nos criadouros e recomendações técnicas sobre cultivo. “A meta é proporcionar um pescado de qualidade e alternativas de renda para famílias rurais”, disse.
A atividade contou com a participação da engenheira de Pesca Raimunda Farias, técnico em Recursos Pesqueiros Felipe Lavareda, do Programa Residência Agrária e dos técnicos em agropecuária Adilson Pereira e David Lago, todos do IDAM Local.
Projeto – O governo do Amazonas em parceria com a Prefeitura Municipal está beneficiando agricultores familiares de Presidente Figueiredo com o Projeto de Piscicultura. A iniciativa visa beneficiar 600 famílias rurais com uma área alagada (viveiros escavados) de meio hectare por agricultor. Até o momento cerca de 40 hectares de área já foram finalizadas.
No município, o IDAM assiste cerca de 300 agricultores que trabalham com a criação de peixes.