Governo do Amazonas estimula aquicultura em Coari
Estiveram reunidos na última quarta-feira, 29 de janeiro, representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Secretaria de Produção Rural (Sepror) e Associações de Aquicultores, Piscicultores e Agricultores de Coari para tratar de assuntos relacionados à aquicultura no município. A reunião aconteceu na sede do escritório local do IDAM, localizado na Rua Rui Barbosa, Centro.
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM em Coari, Dimitri Portugal, a pauta principal foi direcionada ao andamento dos pedidos de licença junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), na qual 90% dos aquicultores já estão com suas licenças ou já tem protocolado o pedido do documento, aguardando apenas a visita dos fiscais. Segundo Dimitri, a previsão é que a partir da primeira quinzena de fevereiro os técnicos do Ipaam iniciem visitas às propriedades.
Na ocasião também foi discutido as linhas de crédito para aquicultores. “Todos os produtores que já estiveram com as licenças e a documentação em dias e que necessitarem de apoio financeiro serão atendidos pelos técnicos do IDAM, que irão elaborar projetos junto ao Banco da Amazônia”, disse Dimitri, ao destacar que o agente financeiro já se dispôs a ajudar no que for preciso para impulsionar o setor na região.
As atividades seguem orientação do governo do Amazonas, que por meio da Unidade Local do IDAM vem priorizando algumas ações referentes à área da aquicultura, uma vez que o município tem grande potencial para criação de peixes.