Governo do Estado incentiva atividade de Pesca Manejada do Pirarucu no município de Japurá

Mais de 120 pescadores foram beneficiados com o pagamento da pesca do pirarucu. A ação aconteceu na última quinta-feira (24) por meio da Associação de Pescadores e Agricultores da Comunidade Altamira (Apeaca), localizada na margem direita do Rio Japurá, município de Japurá (a 744 quilômetros de Manaus) e contou com o apoio da equipe local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).
Foram 37 mil reais divididos entre os pescadores, 16 mil para pagamento do financiamento junto ao Banco do Povo e 11 mil destinados ao fundo de caixa da associação para a compra de mantimentos e equipamentos, totalizando um valor de 74 mil reais com a venda do pirarucu.
De acordo com o presidente da Apeaca, Vando Sena Rodrigues, apesar do momento difícil em que nosso país atravessa, a associação vem contribuindo para o desenvolvimento do município, foram 16 toneladas retiradas do Logo da Comunidade de Altamira e da Vila Acanauí. “O recurso adquirido é fruto das iniciativas do Manejo Comunitário e tem como objetivo aumentar a renda e fortalecer a organização comunitária nas tomadas de decisão quanto a preservação dos ambientes naturais”, esclareceu Sena.
Para o gerente da Unidade Local de Japurá, Frank Gadelha, os pescadores são participativos nos serviços de ATER, influenciando em resultados positivos. “Com essa verba os manejadores continuarão desenvolvendo o papel fundamental na sustentabilidade do manejo do pirarucu, e consequentemente terão melhor qualidade de vida e uma renda maior”, explicou Gadelha.