Governo investe em assistência técnica para erradicação da pobreza em Benjamin Constant
No período de (16) a (20) de dezembro foi realizado pela Unidade Local de Benjamin Constant (distante a 1.116 quilômetros de Manaus), o mutirão referente à Chamada Pública SAF/ATER nº. 05/2012 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria. A atividade foi desenvolvida em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
A ação foi realizada nas comunidades Bom Intento II, Guanabara I, Prosperidade II, Prosperidade I, Nova Prosperidade, Bom Pastor, Belo Horizonte, Nova Paulina, Niterói e Santa Rita, todas na margem do rio Solimões. A meta é beneficiar mais de 200 agricultores familiares por meio do Cadastro Único do Governo Federal, que permitirá o acesso as políticas públicas para agricultura familiar. A ideia é diminuir o índice de famílias rurais que atualmente vivem em situação de extrema pobreza.
Para chegar até os locais mais distantes, a equipe precisou utilizar uma lancha cedida pela prefeitura, o que facilitou também ir às comunidades que ficam as margens do rio Solimões, totalizando até o momento 110 agricultores beneficiados.
Segundo o gerente do IDAM/Local, Jânderson Rocha Garcez, essas famílias serão assistidas pela Instituição por meio de orientações técnicas e outras metodologias como reuniões, oficinas e capacitações, tudo será programado conforme a necessidade de cada agricultor.
Tem direito ao benefício pessoas não assentadas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com renda familiar que não ultrapasse R$ 70 per capta. “Cada família receberá do Governo Federal por meio do cartão Bolsa Família o valor de R$ 2.400 dividido em três parcelas para investimento na agricultura familiar”, explicou Garcez.