Idam atua na logística de 13 toneladas de alimentos produzidas por agricultores de Anori
Adquirida por meio do PAA, a produção teve como destino o CRAS e projetos que atendem famílias em situação de insegurança alimentar
Treze toneladas de alimentos produzidos por 12 agricultores familiares de Anori (distante 195 quilômetros de Manaus) foram escoados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a prefeitura do município, na quarta-feira (06/03). Os itens alimentícios, que tiveram como destino instituições e projetos de assistência social, foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e rendeu aos produtores R$ 49,8 mil.
Entre os itens escoados estão mandioca, macaxeira, açaí, banana, maracujá e cupuaçu, segundo informou o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Anori, Eurico Paulo. “O Idam, por meio da UnLoc, deu toda a assistência necessária aos produtores, do plantio, passando por orientações sobre crédito e acesso a políticas públicas, como o PAA, até a logística final da produção”, disse.
Ainda sobre o escoamento, os alimentos foram entregues ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), o Centro Educacional Missionário Esperança Amor e Resgate (Cemear) e a Pastoral da Criança do município. “Ou seja, todos ganham com o PAA, um programa que beneficia não apenas o produtor, mas, também, famílias em situação de insegurança alimentar”, disse.
O Idam reforça que, além do escoamento, presta todas as orientações necessárias aos produtores rurais em relação ao PAA. “Inscrições no programa, orientações sobre venda e recebimento dos pagamentos efetuados, pesagem de alimentos, logística e assistência em relação à produção podem ser obtidas e solicitadas na nossa UnLoc”, disse Eurico.
O PAA
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é um programa do Governo Federal que, no Amazonas, é coordenado pela Secretaria do Estado de Produção Rural (Sepror). A iniciativa tem como premissa a distribuição simultânea de alimentos provenientes da agricultura familiar, que têm como destino intuições que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Fotos: Divulgação/Idam