IDAM capacita produtores de farinha em Barcelos
Vinte agricultores (as) familiares da estrada Eloi e ramal Nova Esperança, município de Barcelos (a 399 km de Manaus) foram capacitados em boas práticas de produção da farinha de mandioca pela Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM/Barcelos, no período de 28 a 31 de agosto. O curso foi realizado na casa de farinha tradicional do agricultor Zacarias Barbosa, localizada no ramal Nova Esperança.
A atividade teve como foco principal a higienização em todas as etapas do fluxo de processamento da farinha. Dividida em aulas teóricas e práticas, a capacitação foi aplicada pela técnica agrícola e gerente do IDAM/Barcelos, Gilciane Plácido, que explicou conceitos sobre colheita, lavagem, ralação, prensagem, esfarelamento, torrefação, empacotamento, pesagem e armazenamento. Na parte prática os participantes tiveram a oportunidade de produzir a farinha dentro dos padrões de qualidade e seguindo todas as orientações técnicas já aprendidas durante o curso.
Conforme Gilciane, a capacitação teve ótima receptividade, pois os participantes entenderam a importância de desempenhar as boas práticas, principalmente, para a produção de um alimento tão consumido pelas famílias amazonenses, como é o caso da farinha de mandioca. Segundo ela, os agricultores comprometeram-se em multiplicar os conhecimentos aprendidos no curso dentro das localidades, o que sem dúvida vai contribuir para o fortalecimento da economia local.
Vale ressaltar, que os subprodutos da mandioca como, a farinha de tapioca, pé de moleque e o beiju também são bastante apreciados pelas famílias no município.