IDAM inaugura casa de farinha em Maués
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), inaugurou no dia 23 de maio, uma casa de farinha higiênica, na comunidade São João, localizada no rio Pupunhal, no município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus). A ação contou com a presença dos representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Banco da Amazônia e Prefeitura Municipal.
A implantação da Unidade Produtiva (UP) de Mandioca é uma das metas do convênio de Nº720332-2009 MDA/IDAM, que visa contribuir com a atividade de famílias de agricultores rurais, com local apropriado para o beneficiamento da mandioca. Além disso, o Instituto presta assistência técnica, orientando os produtores a adotarem novas tecnologias que possibilitem maior produtividade, renda e qualidade de vida às famílias no município.
Segundo o gerente da Unidade Local do IDAM em Maués, Ademir Bentes, antes eram apenas 3 famílias de agricultores que utilizavam um local com estrutura inadequada e por isso, produziam apenas 100 sacas de farinha ao ano. “Agora serão mais de 20 famílias que produzirão em média 50 toneladas de farinha e outros produtos derivadas da mandioca, como tucupí, goma, pé de moleque e outros,” afirmou Ademir.
Outras atividades – O Sistema Sepror, por meio da Unidade Local do IDAM/Maués, também vem incentivando a diversificação das atividades produtivas no município, com a distribuição de 120 quilos de sementes de hortaliças (alface, coentro, abóbora, quiabo, cebolinha, pimentão e melancia) para serem implantadas no município, seguindo orientações técnicas dos extensionistas, em relação ao processo de plantio, colheita e comercialização.