IDAM incentiva a piscicultura em Benjamin Constant
Cerca de 150 piscicultores das comunidades Guanabara I, Filadélfia, Mato Grosso, Veneza e estradas Perimetral Norte, Cardoso, Nutexa e Umarizal, no município de Benjamin Constant (distante a 1.121 quilômetros de Manaus) receberam no final de fevereiro, a visita de técnicos do programa Residência Agrária/Pró-Rural.
Biometria do pescado, diagnóstico produtivo, acompanhamento nas organizações comunitárias e visitas em propriedades com potenciais para piscicultura foram algumas das atividades desenvolvidas na ocasião pelos técnicos Antônio Silva Parente e Michel de Oliveira Souza.
Durante a visita os técnicos realizaram o diagnóstico da propriedade e do cultivo, como também o georreferenciamento de todos os viveiros e barragens, além do monitoramento da qualidade da água por meio de análise das variáveis físico-químicas e densidade de estocagem. Na oportunidade os piscicultores ainda receberam orientações sobre alimentação dos alevinos, limpeza dos tanques, licenciamento e construção dos viveiros.
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM em Benjamin Constant, Janderson Garcez, o município recebeu um total de 300 mil alevinos (filhotes) de tambaqui (Colossoma macropomum) que foram doados pela prefeitura municipal em parceria com o IDAM. Os filhotes foram reproduzidos através de indução hormonal na estação de alevinos do município.
Benjamin Constant possui 240 hectares de área alagada e se destaca no ramo da piscicultura no Alto Solimões com um total de 152 criadores.