IDAM incentiva a sustentabilidade em Benjamin Constant

A Unidade Local do IDAM/Benjamin Constant realizou um Curso de Manejo de Lago com ênfase em acordo de pesca para 40 agricultores familiares no período de 23 a 27 de março, na comunidade de Cristo Rei, na margem direita do rio Solimões, no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus).
O curso teve como objetivo orientar e conscientizar os pescadores das comunidades Terezina l, Bom sítio, Limeira, Praia de Fátima, Vila Eternidade e Vila Nova, sobre os benefícios de utilizar a atividade de pesca de modo sustentável.
Durante a ação os pescadores tiveram orientações sobre noções de acordo de pesca, que são a união de ações com medidas especificas respeitando o acordo entre os pescadores e os órgãos responsáveis pelos recursos pesqueiros em uma área pré-definida. Também foram abordados assuntos como legislação pesqueira, período defeso, desova dos peixes e reprodução.
Para técnico do IDAM/Benjamin Constant, Denis Almeida de Lima, o agricultor precisa ser orientado sobre os passos a ser dado na atividade. “O principal benefício do manejo do lago é preservação das espécies. Do contrário, a pesca sem orientação resulta na extinção do pescado. Desse modo, o manejo realizado de forma correta possibilita uma produção maior, que gera renda ao pescador”, frisou Almeida.
O Curso foi ministrado pelo engenheiro de pesca do Ipaam, Gelson da Silva Batista, com assistência técnica do IDAM/Benjamin Constant, Denis Almeida de Lima.