IDAM incentiva consórcio das culturas de mandioca e banana em Benjamin Constant
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) promoveu no dia 14 de janeiro, uma demonstração de Método (DM) de adubação e cobertura de bananeira na comunidade Prosperidade II, localizada à margem direita do rio Solimões no município de Benjamin Constant (a 1.116km de Manaus).
Diversas atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) estão sendo realizadas no município em cumprimento as metas do convênio Pacto Federativo firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Governo do Amazonas, por meio do (IDAM) que capacita agricultores familiares para as boas práticas de cultivo.
O objetivo é incentivar o uso de novos procedimentos técnicos como o consórcio das culturas de mandioca e banana na comunidade, aproveitar área acrescentando outra cultura, para diversificar a produção e aumentar a renda familiar.
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM em Benjamin Constant, Janderson Garcez está previsto para o mês de março a construção de uma casa de farinha, o que sem dúvida, vai fortalecer ainda mais a cultura na região. Estima-se que a produção de farinha seja de aproximadamente cinquenta toneladas e a de banana cinco mil cachos ainda para este ano.
O técnico agropecuário Denis Almeida desenvolveu a atividade explicando o modo correto para cada etapa do cultivo como o coveamento, dimensão certa da cova, adubação, escolha das mudas, espaçamento e tratos culturais.
“A metodologia serviu para orientar mais de vinte agricultores que ainda não utilizam as novas técnicas de cultivo. A assistência técnica favorece a comunidade trazendo melhorias e incentivando cada vez mais cultivo da Fruticultura na comunidade”, afirmou Garcez.