Idam participa da 40ª Assembleia Geral Extraordinária da Asbraer

No evento, que está sendo realizado em Aracaju (SE), é discutido o fortalecimento da assistência técnica e extensão rural no país
Nesta quarta-feira (30/07), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou da abertura da 40ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). O evento acontece em Aracaju (SE) e segue até sábado (02/08).
A diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Diter) do Idam, Nadiele Pacheco, representou a autarquia amazonense no evento, onde frisou a importância do intercâmbio de conhecimentos e a troca de experiências como instrumento de defesa e fortalecimento da Ater pública no Brasil.
“A Assembleia da Asbraer é um espaço relevante para intercâmbios entre as associadas, no qual discutimos ações e projetos voltados ao fortalecimento da assistência técnica e extensão rural, pesquisa agropecuária e regularização fundiária no país”, ressaltou.
Pacheco relembra que o Amazonas já teve a oportunidade de sediar a reunião, em 2023, quando recebeu representantes de 24 entidades de Ater pública.
“Na ocasião, destacamos o trabalho realizado pelos nossos técnicos, os desafios da região amazônica e cases de sucesso que temos alcançado. Agora, estamos presenciando o cenário no Nordeste onde também há desafios sendo vencidos com os esforços da Ater pública”, frisou.
Nova diretoria
Durante o primeiro dia de assembleia, a plenária Asbraer elegeu o novo presidente e vice-presidente nacional, sendo eleitos por aclamação o dirigente da Emater-MG, Otávio Maia; e o dirigente da Emater-GO, Rafael Gouveia, respectivamente.
Após a eleição, os novos dirigentes nacionais reforçaram a importância da Ater e Pesquisa Agropecuária estatais e reiteram constante trabalho pelo seu fortalecimento à frente da Asbraer.
Programação
Na pauta do evento constam diálogos sobre convênios com Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), instrumentos da Agência Nacional de Assistência Técnica (Anater) com as associadas, segurança hídrica rural e um panorama geral do setor agropecuário e das ações da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emadagro-SE), anfitriã do encontro.
Além das conversas, será realizada uma visita ao campo para apresentação de uma cooperativa dedicada à produção de farinha de mandioca, localizada na zona rural do estado.
FOTOS: Divulgação / Idam