Idam realiza capacitação em boas práticas na cultura do guaraná, em Coari

Programação fez uso da metodologia Demonstração de Métodos (DM), com a participação de 28 pessoas
A cultura do guaraná em Coari (a 363 quilômetros de Manaus) foi foco de uma atividade de capacitação realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). Com a participação de 28 treinandos, incluindo técnicos e produtores rurais, a ação incluiu cinco demonstrações de métodos (DM), abordando desde a adubação e plantio até a poda e identificação de pragas.
As DMs foram ministradas por técnicos da Gerência de Crédito Rural (Gecrer) do Idam: o técnico em agropecuária Luiz Antônio Nascimento e a engenheira agrônoma Bianca Figueira. A programação foi possível graças a uma parceria entre o Idam e a Prefeitura Municipal, com o apoio da produtora rural Maria Auxiliadora de Lima Yamaguchi, que cedeu sua propriedade para a realização das atividades.
“Essas atividades foram realizadas com plantas adultas e já em produção. A propriedade possui doze hectares de guaraná, as plantas já têm mais de 20 anos de idade, sendo das variedades BRS Maués e BRS Amazonas. Estas variedades foram desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e foram cultivadas seguindo as instruções da Embrapa”, delineou Nascimento.
Segundo o técnico em agropecuária, as DMs incluíram poda de limpeza, adubação química, demarcação e piqueteamento da área, adubação de cova com adubo químico e esterco, e identificação de pragas como antracnose, cupins e superbrotamento. As atividades ocorreram na última quarta-feira (17/12)
Ainda conforme o técnico, a DM é uma metodologia importante para a difusão de boas práticas na agricultura: “O Idam demonstra o método ao produtor e o produtor repete para aprender”.
Fotos: Divulgação/Idam