IDAM realiza curso de Organização Comunitária
As comunidades Bom Pastor II e Nova aliança, no município de Benjamim Constant, receberam uma capacitação ministrada pela técnica Elisabeth Gomes, da Unidade local de Tabatinga e pelo técnico Guilherme Costa da Unloc de Benjamim Constant, nos dias 9, 10 e 11 de outubro. Ao todo, 32 comunitários foram beneficiados com aulas práticas e expositivas, que abordaram temas como a história das organizações sociais, diferenças entre associação e cooperativa, lideranças e outros tópicos pertinentes a associação de produtores rurais.
Com a busca de melhorias nas formas de produção e comercialização dos produtos agrícolas, as comunidades sentiram a necessidade de se organizar em associações buscando fortalecer e melhorar a qualidade de trabalho. O IDAM incentiva essas formas de organização, e ministrou o curso para sanar dúvidas quanto ao processo de formalização, além de apresentar procedimentos para a formalização dessas iniciativas, apresentando os principais passos, como a criação de um estatuto, conselho de administração, ata de fundação, patrimônio, responsabilidades, tributação, entre outros aspectos legais.
Segundo o gerente do Idam/Benjamin Constant Jânderson Rocha Garcez, as comunidades têm recebido incentivo para formar organizações formais como associação, isso tem deixado os líderes com duvidas quando ao processo de formar passo a passo a associação comunitária desde a reunião com atas até a receita para legalizar. O resultado do curso foi despertar os participantes sobre a importância e benefícios que as famílias podem adquirir através de uma comunidade organizada, visando contribuir para organização sócio, econômico e cultural das famílias.
Associação
Associativismo é uma iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas com objetivos comuns, visando gerar benefícios a seus associados. Com um numero mínimo de dois participantes, uma associação encontra principio legal no Artigo 5º da Constituição Federal. O associativismo se constitui em alternativa para a viabilização de pequenas atividades econômicas, possibilitando a pequenos proprietários e trabalhadores melhores condições de concorrência para participar do mercado