Idam realiza cursos de Associativismo na zona rural de Manaus

A capacitação foi realizada na comunidade Novo Horizonte e beneficiou 20 agricultores familiares
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) capacitou 20 agricultores familiares da Associação Novo Horizonte, localizada na zona rural de Manaus. Os cursos com temas ligados à Associativos foram realizados nos dias 14 e 15 de julho.
A ação teve o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades técnicas e conhecimentos práticos entre os associados, visando o fortalecimento da produção agrícola local, a gestão eficiente dos recursos e o incentivo à organização comunitária.
A técnica da Gerência de Apoio à Organização de Produtores Rurais (Georp), Maria Elizabeth Castro, ressalta que a capacitação representou um passo importante para a participação ativa dos integrantes da associação, além de otimizar a união dos mesmos.

Durante as palestras foi abordada a Diferença entre o Associativismo e Cooperativismo, Elaboração de Atas e Estatutos, Autogestão na Prática, Gestão Financeira para Organização, Noções de Comercialização Rural, Políticas Públicas, Empreendedorismo Rural, além de dinâmicas e oficinas técnicas.
“No período da capacitação, realizamos palestras e promovemos o esclarecimento de dúvidas dos participantes acerca dos temas abordados”, explicou.
Demonstração de produtos
A comunidade atua na produção de laranja, limão, goiaba, pimenta cheirosa e hortaliças, cupuaçu, macaxeira, coco e banana.
“Tivemos, ainda, a participação dos produtores, que fizeram a demonstração dos seus produtos, falaram dos seus benefícios dos itens e a forma que pretendem empreender”, relatou a técnica.
FOTOS: Divulgação / Idam