Iniciou hoje o curso de melhoria da qualidade da farinha de mandioca em Guajará
Iniciou na manhã desta segunda-feira, 9 de junho, no município de Guajará (distante 1.476 quilômetros de Manaus), o curso de melhoria da qualidade da farinha de mandioca. A atividade é promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), e está sendo realizada na comunidade Igarapé Grande, localizada no rio Boa Fé e vai até o dia 13 de junho, sexta-feira.
A capacitação é proferida pela técnica em desenvolvimento social da Unidade Local do IDAM em Ipixuna, Lauricida Lopes Elias, e conta com a participação de 25 agricultores familiares. A atividade faz parte das ações do convênio Pacto Federativo.
O presidente da comunidade Pedro Costa, disse que tem ótimas expectativas sobre os resultados da atividade. “Iniciativas como essas são importantes e ajudam o agricultor melhorar a qualidade do produto, além de agregar valor à matéria-prima”, destacou.
Para o gerente da Unidade Local do IDAM em Guajará, Germano Nogueira de Lima, a meta é capacitar os produtores de farinha para que possam produzir um alimento dentro dos padrões de qualidade, prezando sempre a segurança alimentar e nutricional do consumidor.
A principal atividade agrícola desenvolvida na comunidade é o cultivo de mandioca para produção de farinha. Os agricultores produzem aproximadamente 100 sacas de farinha por mês. A produção é comercializada em feiras e mercados locais e o excedente é vendido para Cruzeiro do Sul e Rio Branco no Acre.