Mais de 100 projetos da agricultura são contratados pela linha de crédito do Pronaf

Mais de 100 projetos voltados para o consórcio das culturas de mandioca, açaí e banana em terra firme, mandioca em área de várzea e aquisição de máquinas e implementos agrícolas foram contratados no município de Borba (a 151 km de Manaus), nos dias 26 e 27 de setembro. A ação foi realizada pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e Banco da Amazônia.

Os projetos foram contratados pela linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e somaram um montante de R$ 1.371.539,30 a serem financiados pelo Banco da Amazônia.
Para o engenheiro agrônomo da Unidade local do IDAM/Borba, Rosinei Silva, é importante a contratação de projetos para fortalecer a economia local. Segundo ele, esta é a segunda ação de crédito realizada pela Unidade Local somente este ano, na primeira foram contratados 48 projetos pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). “Com essas ações não só a economia do município se fortalece, mas também toda a cadeia produtiva ganha e, principalmente, a agricultura, pois, será mais uma vez impulsionada através do crédito rural”, complementou.
Na ação estiveram presentes o prefeito de Borba, Jose Maria Baia Maia, gerente do Banco da Amazônia, Marcos Cohen, gerente do IDAM/Borba, Tarcísio Sousa, secretário de produção rural do município, Edílson Batista, coordenador local da Fundação Nacional do Índio (Funai), Francisco Munduruku e coordenador de assuntos indígenas da prefeitura, José Nilton, além de toda equipe técnica da Unidade Local do IDAM/ Borba.
O evento aconteceu na Casa dos Romeiros, local pertencente à igreja Católica do município.
