Mecanização agrícola pretende aumentar produção de mandioca em Tefé
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) realizou no período de 26 a 28 de novembro, em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), um curso de mecanização agrícola para 20 agricultores familiares. O objetivo é incentivar produtores do município a utilizar uma nova tecnologia com uso de solo mecanizado visando assim melhorar o aumento da produção de mandioca.
A atividade foi ministrada pelo técnico em agropecuária do IDAM Luiz Alberto Lira da Cruz, capacitando os agricultores familiares para que possam operar o trator com implementos (carroça, arado, grade e roçadeira) cedidos pelo Governo do Amazonas por meio deste Instituto.
De acordo com o gerente da Unidade local do IDAM em Tefé, Sidney Souza Araújo, ao todo serão 242 agricultores familiares beneficiados com o equipamento. A área total de cultivo compreende 484 hectares de mandioca e a expectativa para 2015 é uma produção de 1.452 toneladas de farinha.
Segundo ele, esta atividade promete aumentar a economia no município e melhorar a qualidade de vida com a geração de emprego e renda.