Mutirão de assistência técnica é realizado em Benjamin Constant

Agricultores familiares do Projeto de Assentamento Extrativista, localizado na comunidade Cristo Rei, município de Benjamin Constant (distante a 1.121 quilômetros de Manaus) foram beneficiados com mutirão de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) realizado por técnicos da Unidade Local do IDAM, no mês de setembro.
Na ocasião os agricultores foram cadastrados para emissão da Carteira do Produtor Rural, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) grupo “A”, além da assistência técnica aos agricultores que trabalham com a criação de aves e as plantações de melancia, milho e mandioca.
De acordo com o técnico agrícola, Denis Almeida de Lima, o combate à existência de pragas e doenças que afetam o plantio da melancia foram algumas das dificuldades enfrentadas pelos agricultores. Segundo ele, a situação já está sendo controlada, pois as orientações necessárias já foram repassadas as famílias para que o problema não persista.
Conforme Lima, o assentamento é localizado em área de várzea, e por isso os agricultores trabalham com culturas de ciclo curto como o milho, a melancia e a mandioca. Atualmente dezenove famílias trabalham com a cultura da melancia em uma área total de 10 hectares, sendo que cinco hectares já foram colhidos, onde a produção foi de 20 toneladas.

No que se refere ao consórcio das culturas de milho e mandioca, a área plantada é de 12 hectares e a colheita está prevista para dezembro deste ano.
Vale destacar que o Projeto de Assentamento é um dos maiores produtores de melancia de Benjamin Constant, com uma estimativa de produção de 60 mil unidades de melancia/ano. A região é assistida por meio do Convênio Pacto Federativo 720332/2009- MDA/IDAM.
Com essa produção considerada exitosa a comunidade realizou nos dias 28 e 29 de setembro, a Festa da Melancia, que contou com o apoio do IDAM local. A festividade reuniu cerca de 3 mil pessoas, onde estiveram presentes a população de Tabatinga e comunidades vizinhas.
