Palestra realizada pelo IDAM/Manicoré debate a importância do jovem rural para agricultura familiar
Jovem Rural: Os desafios e as perspectivas de quem vive no campo, esse foi o tema da palestra apresentada por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Unidade Local de Manicoré, a 332 quilômetros de Manaus, no 7º Congresso de Jovens e Adolescentes realizado pela igreja Assembleia de Deus no período de 6 a 8 de dezembro.
O objetivo foi mostrar a importância da agricultura familiar para o Estado, tendo em vista que o crescimento do êxodo rural pode afetar futuramente a continuidade produtiva dos produtos agrícolas.
A atividade envolveu dinâmicas de apresentação e questionamentos. Assuntos relacionados à saúde, lazer, educação e segurança alimentar na zona rural foram alguns dos temas pautados na ocasião.
“Os jovens são protagonistas importantes no campo, no entanto, vários fatores ocasionam o êxodo rural, entre eles os atrativos da vida urbana, trabalho remunerado e, principalmente, as dificuldades encontradas na zona rural” avaliou Mariza Lisley, engenheira agrônoma do IDAM/Manicoré.
Pronaf Jovem– Uma iniciativa do governo federal que tem por objetivo garantir melhores condições de trabalho e a permanência do jovem no campo. A linha de crédito é especial para jovens agricultores com idade entre 16 e 29 anos, e que sejam integrantes de unidades familiares. É necessário que o jovem tenha participado de curso ou estágio de formação profissional e que atendam os requisitos definidos pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).