Produção de mel é incentivada em Barcelos
Extensionistas da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), em Barcelos realizaram nos dias 08 e 15 de fevereiro, duas Demonstrações de Método sobre confecção de caixas para abelhas sem ferrão, para criadores de abelha no município.
A ação tem como objetivo multiplicar 96 colônias criadas em 20 meliponários existentes, a partir das orientações recebidas pelos técnicos, para que os agricultores familiares saibam confeccionar suas próprias caixas utilizando material dispensado por serralherias, diminuindo gastos e utilizar mão de obra familiar.
A metodologia realizada para vinte criadores foi conduzida pelos extensionistas Marcos Roberto Raposo Pinheiro, Nilson França Rebouças e com apoio dos técnicos Janderlei Albertino da Cruz, João Vieira da Silva e do engenheiro florestal Derick de Lima Farias, que demonstraram a montagem das peças de madeira, em módulos ou gavetas (ninho, sobreninho, melgueira, e tampa).
Ao todo foram confeccionadas 200 caixas para a criação de abelhas.
Os produtores receberam ainda, orientações técnicas quanto à alimentação das abelhas, em conjunto com agricultores familiares que plantaram próximo aos meliponários 500 mudas de urucum e ingá cipó em dezembro do ano passado. Essas duas culturas são ricas em pólen e néctar que servirão de alimento ás abelhas e garantir aumento na produção de mel.
Segundo a gerente da Unidade Local do IDAM Barcelos Gilciane Plácido, está prevista para este ano a realização de uma exposição para que os criadores divulguem e comercializem seus produtos.