Programa de Aquisição de Alimentos é discutido em Barcelos
Foi realizada no último dia 28 de outubro, uma reunião para tratar de assuntos referente ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de Barcelos (a 405 km de Manaus). O evento foi promovido pela Unidade Local do IDAM/Barcelos e pela coordenação operacional do PAA.
Durante o evento foi apresentado o PAA na modalidade compra direta da agricultura familiar com doação simultânea, que é uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, e que promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, promovendo também a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
De acordo com a gerente do IDAM/Barcelos, Gilciane Plácido, a reunião alcançou os objetivos, que era informar, instruir e realizar novos cadastros. Ao todo foram cadastradas 60 famílias, que comercializarão os produtos oriundos da agricultura familiar no valor de até R$ 3.500,00/por família.
Entre os produtos a serem comercializados estão: abacaxi, abóbora de leite, açaí in natura, banana das variedades maça, prata e pacovã, cará, castanha do Brasil in natura, cebolinha, coentro, maxixe, pimenta de cheiro, manga, melancia, entre outros. Os produtos serão doados as entidades socioassistenciais cadastradas no PAA, como os programas Projovem, Conviver, Peti e creche municipal.

Na ocasião o prefeito em exercício, Dr. Bibiano Fernandes das Costa Filho, assinou o termo de cooperação para a realização de ações conjuntas com a Sepror, IDAM e Prefeitura Municipal, que visa a implementação do PAA junto as comunidades de produtores rurais de Barcelos com as entidades socioassistenciais.
O presidente da Câmara em exercício, vereador Valmir Gonçalves da Silva, e o secretário Municipal de Produção e Abastecimento, Pastor Salvador Florêncio, enfatizaram a importância do PAA como mais uma alternativa para venda dos produtos agrícolas, e com isso a melhoria na qualidade de vida e o aumento da renda familiar dos agricultores.
Participaram do evento agricultores locais, entidades socioassistenciais e Associação dos Agricultores e Criadores do Município de Barcelos.
A reunião foi conduzida pela gerente do IDAM/Barcelos, Gilciane Plácido Braule e pela coordenadora operacional do PAA, Michela Perdigão, e contou com apoio da equipe técnica da Unidade Local.
Políticas públicas
Para ter acesso ao PAA é necessário ser agricultor familiar, ter qualificação comprovada por meio da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro de Pessoa Física (CPF) regularizado, RG, comprovante de residência e conta bancária.