Regularização de movelarias é destaque em capacitação promovida pelo Idam nesta quinta-feira
Atividade teve como proposta esclarecer dúvidas sobre o uso do Sistema de Licenciamento Ambiental (Sislam)
A regularização fundiária de movelarias foi tema de uma palestra de capacitação realizada nesta quinta-feira (06/02) realizada pela Gerência de Apoio à Produção Madeireira (GPM) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). A atividade teve como público alvo técnicos das Unidades Locais (UnLoc) do Idam, que participaram da capacitação por meio de videoconferência.
Conforme o engenheiro florestal Filipe Campos, o intuito da apresentação foi dialogar sobre o Sistema de Licenciamento Ambiental (Sislam), operado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), cuja utilização para a emissão de documentos de regularização ambiental se tornou obrigatória no segundo semestre de 2024.
“É um sistema fácil de usar, mas que introduziu uma nova forma de analisar processo, com conceitos com os quais não estávamos habituados, a exemplo a exigência do geoprocessamento da propriedade onde se realiza a atividade da movelaria”, observou o engenheiro florestal.
Durante a palestra, foi destacada, ainda, a importância da cooperação entre o Idam e as prefeituras, sobretudo para obstáculos como a apresentação do título definitivo do empreendimento, um passo obrigatório para a emissão da licença ambiental.
“Precisamos nos reunir com os moveleiros e buscar o apoio das prefeituras. Nós da GPM estamos também sempre buscando alinhamentos institucionais para resolvermos obstáculos como este e convidamos aos técnicos que entrem em contato conosco para sanar quaisquer dúvidas”, concluiu Filipe.
Fotos: Divulgação/ Idam