São Sebastião do Uatumã é contemplado com duas Unidades Demonstrativas de Mandioca do Idam
As unidades visam difusão de novas tecnologias, boas práticas e variedades de mandioca no município
Quarenta famílias de localidades de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus) foram beneficiadas com a instalação de duas Unidades Demonstrativas (UD) de Mandioca, entre quarta-feira e esta sexta-feira (19 e 21/03). O processo de instalação, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) no quilômetro 03 da Estrada da Integração e na comunidade Santa Etelvina do Bacabal.
Segundo a gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/São Sebastião do Uatumã, Kerolly Lopes, as localidades contempladas com as UDs têm uma grande produção de farinha no município e a instalação das unidades deve elevar, ainda mais, o cultivo de mandioca nas regiões.
“As UDs visam a transferência de novas tecnologias aos agricultores familiares com a introdução de novas variedades de mandioca, disponibilizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além disso, a iniciativa visa proporcionar o melhoramento do sistema de produção dos cultivares utilizados tradicionalmente em plantios na região”, observou a gerente.
Ainda segundo a gerente, as UD’s possibilitarão às 40 famílias oportunidades de aprendizado e difusão de boas práticas relacionadas à cultura da mandioca. “Aumento de produção de forma sustentável e a elevação de renda estão entre os propósitos das unidades”, concluiu a gerente.
FOTOS: Divulgação/Idam