Sexta Orgânica
Promover a venda direta de produtos orgânicos; proporcionar a troca de experiências e favorecer um espaço de informação e educação ao consumidor, esses são os objetivos da Feira denominada “Sexta Orgânica” promovida por meio de parceria entre o Idam, Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), SEBRAE e Superintendência Federal da Agricultura (SFA/AM). O evento vai acontecer no próximo dia 7, sexta-feira, na área externa da SFA, localizada na rua Maceió, 460, Adrianópolis.
O evento será o primeiro de uma série a ser realizada em Manaus, às sexta feiras, daí o nome “sexta orgânica” e devem participar cerca de dez produtores rurais dos municípios próximos a capital do Estado.
Frutos, ovos, doces, grãos, castanha, goma e farinha a granel são alguns dos produtos de boa qualidade que serão comercializados por preços acessíveis ao consumidor. Todos eles estão adequados a Legislação de Agricultura Orgânica.
Alimentos orgânicos são os obtidos em sistema de produção onde não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. Significa que são mais seguros para o consumo. No Estado, cerca de duzentas famílias de agricultores já atuam na produção orgânica, embora a maioria ainda não possua produtos excedentes para a venda, segundo Mário Ono, coordenador da Rede de Agricultores Tradicionais do Amazonas, programa executado pelo Idam.
A adesão de novos produtores rurais tem sido boa, na visão do coordenador. O Idam está fazendo serviço de assistência técnica e extensão rural diferenciado, por meio de um processo participativo e educativo.
O evento é aberto ao público, no horário das 15h às 21h.