Produção de alimentos em áreas de terra firme é incentivada em Tonantins

Técnico Valdir Santos, mostrando como fazer a correção de acidez do solo

Produzir alimentos em terra firme é uma forma de driblar o fenômeno da cheia que acontecem todos os anos e prejudica, principalmente, os plantios em área de várzea. Por isso, o governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas- IDAM, vem incentivando as famílias do município de Tonantins (distante a 865 quilômetros de Manaus) a produzirem em terra firme. A Unidade Local do IDAM/Tonantins realizou na última quinta-feira (17), uma Demonstração de Método (DM) sobre abertura, calagem e adubação de covas para a cultura da banana. A atividade aconteceu na propriedade do agricultor Valmir Inhuma da Silva, situada na comunidade José do Amparo.

Conduzida pelos extensionistas Valdir Rodrigues dos Santos e Erison Alves Barbosa, ambos do IDAM/Tonantins, a atividade contou com a presença de agricultores (as) familiares, que acompanharam passo a passo as técnicas e os procedimentos de abertura e adubação de covas para o cultivo da banana, assim como conhecimentos sobre macro e micronutrientes.

Técnico Erison Barbosa, fazendo a demarcação do centro da cova

Para o agricultor Ataíde Nascimento, as técnicas são importantes para obter uma ótima produção, tanto em quantidade como qualidade. “Agora utilizarei os adubos de forma correta, pois a atividade me proporcionou conhecer os tipos de adubos e suas funções para o desenvolvimento das plantas”, explicou.

De acordo com o extensionista, Valdir Santos, a atividade foi importante, uma vez que os agricultores produzem mais em área de várzea, e a ideia é incentivá-los a produzirem em terra firme para que eles não percam a produção e os alimentos não fiquem escassos. Segundo ele, durante a atividade os agricultores levantaram algumas dificuldades encontradas na comunidade, como o acesso aos adubos químicos e o escoamento da produção.

Atualmente o município dispõe de aproximadamente 60 famílias trabalhando com a produção agrícola em áreas de terra firme. Na comunidade São José do Amparo, uma das maiores de Tonantins, existem 150 famílias trabalhando com a agricultura familiar, onde se destacam o cultivo da mandioca, abacaxi, macaxeira, banana, pupunha, além de outras espécies nativas da região como o tucumã, açaí , castanha do Brasil, entre outras.

Demonstração de Métodos (DM) – É um método que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é a prender a fazer fazendo.