Geoprocessamento

O núcleo de Geoprocessamento – Nucgeo, foi criado para apoiar as ações do IDAM na busca de soluções práticas para o ordenamento, controle e monitoramento de atividades agrícolas e florestais em propriedades rurais.

Composto por recursos tecnológicos de ponta e uma equipe altamente qualificada, o Núcleo desenvolve várias atividades nas áreas de cartografia, sistemas de informações geográficas e sensoriamento remoto.

FERRAMENTA E INSUMOS

  • Imagens de satélite;
  • Imagens de radar SAR/SIPAM;
  • Modelos digitais de elevação SRTM e ASTER/GDEM;
  • Base cartográfica vetorial;
  • Dados de campo georreferenciados;
  • Software ArcGIS e Quantum GIS.

ATIVIDADES

Uso de geotecnologias para subsidiar:

  • Cadastro Ambiental Rural – CAR;
  • Planos de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala – PMFSPE;
  • Ações de fomento às cadeias produtivas;
  • Ações de ATER.

Georreferenciamento de dados estatísticos:

  • Produção agropecuária e florestal;
  • Recursos empregados em financiamentos.

CONVÊNIO MMA/IDAM

Em 2010 foi aprovado o Projeto de fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural, que apoia as ações e atividades florestais desenvolvidas nos municípios integrantes do Corredor Central da Amazônia – CCA, com apoio do projeto Corredores Ecológicos – PCE, e por meio de tecnologia de processamento de dados geográficos (Convênio MMA/IDAM, N°. 752620/2010).

O Objetivo é apoiar a instalação e estruturação de um núcleo de geoprocessamento e a capacitação de pessoal, para a consolidação de ações na área agrícola e florestal, visando a melhoria dos processos para licenciamento combinados à conservação dos recursos naturais existentes nas áreas de reserva legal e preservação permanente, bem como, a sistematização da evolução das práticas agrícolas, florestais e de pesca e a melhoria de vida dos agricultores familiares.

Por conta do convêncio foram adquiridos equipamentos e softwares, bem como a capacitação de técnicos do IDAM na operacionalização dos softwares.

No ano de 2011, foi elaborado o Projeto de Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Florestal diferenciada em Unidades de Conservação Estaduais e entorno localizadas em municípios do Corredor Central do Estado do Amazonas, para consolidação da Atividade Florestal Madeireira (Planos de Manejo Florestais Sustentáveis em Pequena Escala – PMFSPE), convênio MMA/IDAM n° 7623001-2001.

A proposta consiste na aquisição de materiais e equipamentos para viabilizar a elaboração de 90 Planos de Manejo Florestal na área do Corredor Central da Amazônia. Outro item da proposta é a contratação de uma empresa para adequar a infraestrutura no Núcleo de Geoprocessamento – Nucgeo, com a instalação de 5 pontos de rede de alto desempenho e melhorias no mobiliário.

A parceria com o Ministério do Meio Ambiente tem sido fundamental e a experiência adquirida com a execução dos convênios servirá de laboratório para projetos mais abrangentes. Outro fato importante é a demanda do Cadastro Ambiental Rural – CAR, onde o IDAM, conforme a Lei Estadual n° 3.635/11, é corresponsável pela execução do programa no atendimento  aos agricultores familiares e manejadores florestais.

O Nucgeo do IDAM tem função primordial para a plena execução das políticas públicas propostas pelo Governo, inclusive no Programa Amazonas Rural.