Idam capacita 80 produtores rurais em Itacoatiara

A capacitação ocorreu por meio de curso e palestras, durante 2ª Expoagro Tech

A zootecnista Maria das Dores ministrou palestra sobre melhoramento genético de bovinos e bubalinos em pequenas propriedades e boas práticas do sistema de pastejo rotacionado

Mais de 80 produtores familiares participaram de cursos e capacitações oferecidas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), durante a 2ª Expoagro Tech, realizada no Centro de Eventos Juracema Holanda, em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).

Na feira, que ocorreu entre os dias 20 e 22 de outubro, o Idam ofereceu o curso de ‘boas práticas na produção e melhoramento da farinha de mandioca’, ministrada pelo técnico em agropecuária do instituto, Suzamar Santos.

Já nas capacitações, foram abordadas as temáticas ‘melhoramento genético de bovinos e bubalinos em pequenas propriedades’ e ‘boas práticas do sistema de pastejo rotacionado’, ambas ministradas pela zootecnista do Idam, Maria das Dores Oliveira.

Com um estande no evento, o Idam também esclareceu as dúvidas do público presente, no que diz respeito ao Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e, também, sobre acesso às políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar no Amazonas.

O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, ressaltou a importância do instituto em levar tecnologia, conhecimento e técnicas aos produtores em todo o Amazonas, por meio de eventos como a 2ª Expoagro Tech.

“Neste período de feiras e exposições agropecuárias, entendemos que seja fundamental a aproximação do Idam com o produtor rural para que, assim, consigamos implementar melhorias na rotina do trabalhador e na produção rural do nosso Estado”, concluiu Alvino.