Agricultores de Urucará são contemplados com 1.320 quilos de sementes

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas em Urucará (Idam/Urucará), em parceria com a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), recebeu uma tonelada de sementes de milho, das variedades BRS 106, BRS Caimbé, milho verde Cativerde, e arroz BRS sertaneja.

Segundo dados do Idam/Urucará, ainda está prevista a chegada de mais 160 quilos de sementes de feijão caupi (feijão da praia), variedade Tumucumaque, aquisição do Governo do Amazonas, e 160 quilos de milho BRS 4103 adquiridas através do Programa Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Sementes, adquiridas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria técnica com a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e Idam.

Os montantes de sementes totalizam 1.320 quilos. O Idam/Urucará destaca que as sementes adquiridas são de boa produtividade, boa genética, rendimento e com a possibilidade de multiplicação por até três anos gerando sementes viáveis.

O Idam/Urucará recebeu uma tonelada de sementes de milho e arroz BRS sertaneja

“Com estas sementes poderemos atender mais de 100 famílias de agricultores familiares urucaraenses e através da Sempa e Idam acompanhar a implantação de novos cultivos em área de várzea e terra firme”, afirmou o Secretário da Sempa, Peterson Chaves da Silva.

Para o Gerente da Unidade Local do Idam em Urucará, Manoel Pedro Braga Paes, a distribuição de sementes está sendo retomada após quatro anos e a perspectiva para o ano de 2019 é contemplarmos mais agricultores com sementes de hortaliças e demais fruticulturas.

A parceria da Sempa é apoiar na logística de recebimento das sementes, armazenamento e, juntamente, com o Idam selecionar o público beneficiário, distribuir, e acompanhar nossos agricultores desde o preparo de área até a comercialização. “Queremos ver nosso município mais produtivo”, afirmou o prefeito de Urucará, Enrico Falabella.