Idam em Ipixuna distribui 1.160 quilos de sementes

Os extensionistas da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas em Ipixuna (Idam/Ipixuna) realizaram visita de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com distribuição de sementes de milho e arroz, na última segunda e terça-feira (25 e 26). Foram doados aos agricultores familiares um total de 1.160 quilos de sementes.

Segundo o técnico em agropecuária do Idam/Ipixuna, Willian Alves, foram beneficiadas com as doações de sementes um total de 62 famílias de agricultores rurais e outras 14 famílias de agricultores indígenas. Ao todo, foram distribuídos 500 quilos de milho e 660 quilos de arroz.

O Idam em Ipixuna distribuiu 500 quilos de sementes de milho e 660 quilos de sementes de arroz

Os agricultores beneficiados residem nas comunidades Paranã da Pesqueira, Pernambuco, Curu, Porto Rico e Céu dos Estorroes; e os agricultores indígenas moram nas aldeias Piau, Penedo, Poeira e Tiquara.

De acordo com o técnico, o período de plantio das sementes deve iniciar no verão, quando começa a vazante dos rios e diminuí o período de chuva. “Os agricultores esperam essa época para o plantio devido o bom desenvolvimento dos cultivares na terra de várzea, como hortaliças, macaxeira, grãos, entre outros, e uma alta produtividade e, consequentemente, uma maior renda familiar”, detalhou.