EXCURSÃO TECNICA EM ÁREA DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS

A Unidade Local do Idam/Tefé e a UEA/CEST estarão promovendo no próximo dia 25, segunda-feira, uma excursão técnica em área de sistemas agroflorestal, localizada nas proximidades da sede do município de Tefé (AM), no sitio bom retiro de propriedade do agricultor da REATA (Rede de agricultores Tradicionais do Amazonas), Lázaro Moraes Meireles.
A expectativa é que aproximadamente 60 pessoas, entre representantes do Instituto Mamirauá, Prefeitura Municipal de Tefé, além de professores e alunos do curso de biologia (5º período) e química (4º período) do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST), pertencente à Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
Segundo o gerente da Unidade, Sidney Souza de Araújo, a excursão vai mostrar aos professores, alunos e convidados, os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Idam no local.
O objetivo vai ser proporcionar aula prática aos estudantes de genética, botânica, morfologia e anatomia vegetal do CEST em área de um agricultor rural atendido pelo Instituto.
De acordo com o professor do CEST, Dr. Jose Afonso Valois, trata-se de uma área modelo implantada em plena floresta amazônica, com bons exemplos de sustentabilidade com tecnologia apropriada, com o uso inteligente da terra. No local são explorados racionalmente produtos extrativos e da agrobiodiversidade como açaí, castanha-do-brasil, tucumã, cupuaçu, abacaxi, graviola, abacate, coco, café e outras espécies frutículas e agroindustriais, bem como, a criação racional de abelhas sem ferrão, controle biológico de pragas e uso de biofertilizantes, além de outros importantes exemplos de convivência harmônica na floresta, na visão econômica, social e ambiental.