Abacaxi de Novo Remanso chama atenção de mestrandos do INPA

Uma equipe de mestrandos vai conhecer de perto a produção de abacaxi do Distrito de Novo Remanso, município de Itacoatiara. Eles fazem parte do curso de ciências agrárias do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. A iniciativa se deve a grande produção da fruta que hoje é de 33 milhões de frutos, o que torna o Distrito uma referência no Estado do Amazonas.
Na programação dos estudantes constam visitas em cinco propriedades rurais onde a fruta é cultivada.
Segundo a gerente da Unidade Local do Idam, Michelle Duarte, por ocasião da visita o Idam vai orientar os mestrandos, por meio de palestras, sobre a produção integrada do abacaxi. Também serãofeitas Demonstrações de Métodos sobre o cultivo da fruta e visitas nas duas agroindustrias existentes: a Ascope, localizada na vila do Engenho e a Uni-fruit, na vila de Novo Remanso. A cada ano a produção do abacaxi aumenta em torno de 30 por cento. A cultura envolve mais de seiscentos produtores rurais que utilizam 1.200 hectares para o plantio da fruta.
A visita é considerada de grande relevância porque possibilita aos estudantes unir a teoria com a prática. Para o Idam, a iniciativa vai servir para estreitar parcerias entre a pesquisa, o ensino e a extensão rural com o objetivo de adotar novas tecnologias visando melhorar o cultivo do abacaxie aqualidade de vida dos agricultores familiares.
Seminário
Cinco produtores do distrito de Novo Remanso já confirmaram presença no Seminário sobre Produção Integrada do Abacaxi, que vai acontecer nos dias 14 e 15 deste mês no auditório Belarmino Lins da Assembléia Legislativa do Estado. A participação deles é de grande importância, principalmente porque a partir do evento eles pretendem melhorar ainda mais a produção. “A ideia é monitorar o cultivo, garantindo a qualidade dos produtos, a competitividade e a sustentabilidade agropecuária da região”, finalizou Michelle.