Ações desenvolvidas pelos governos estadual e municipal visam fortalecer a cadeia produtiva da piaçaba em Barcelos

DSC03220 Nova sede da COOPIAÇAMARIN-Abertura

Para apoiar a reestruturação da Cooperativa dos Piaçabeiros do Médio e Alto Rio Negro (Copiaçamarin), em Barcelos, o Governo do Amazonas por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vem realizando ações para promover o acesso gratuito nas áreas de documentação e melhorias no setor produtivo.

No momento, a cooperativa realiza cadastros para identificar a situação social e produtiva das famílias que trabalham com a extração da fibra da piaçaba.Com os dados registrados durante a pesquisa, os técnicos do IDAM vão até as famílias para verificar quais as necessidades e como viabilizar meios para organização da Unidade de Produção Familiar. Já na questão social é possível saber o quantitativo de pessoas que não possuem documentos pessoais.

“Com a emissão dos documentos, os agricultores poderão trabalhar de forma organizada, e o IDAM poderá atender mais famílias com os serviços de emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf, Cartão do Produtor Primário, além de levar até o agricultor benefícios como a política de garantia de preços mínimos da sociobiodiversidade” destacou a gerente do IDAM em Barcelos, Gilciane Plácido.

DSC03218 Entrega de CPP a famílias de piaçabeiros

Capacitação – O IDAM em parceria com o Sebrae vai realizar um curso de associativismo e cooperativismo, em data ainda a ser definida. A ideia é proporcionar conhecimentos técnicos sobre a importância do trabalho organizado.