Agricultor vinculado ao Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) recebe visita técnica do Idam no município de Tabatinga

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Tabatinga, município distante 1.105 quilômetros de Manaus, realizou na manhã do último sábado, (28/04), visita técnica à propriedade do agricultor familiar Antônio Azevedo, localizada na estrada Geodésica II, a 6 quilômetros da sede do município.

Gerente local do Idam Orlando Nascimento e o agricultor Antônio Azevedo durante visita técnica.

A ação teve como objetivo, acompanhar e supervisionar o desenvolvimento das atividades do agricultor, que possui produção voltada essencialmente para a alface, meio pelo qual garante sua subsistência, através da livre comercialização e fornecimento à rede municipal de merenda escolar, por intermédio do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme).
Segundo o gerente local do Idam em Tabatinga, Orlando Nascimento, ações como essa garantem aos produtores a segurança e o direcionamento necessário para o progresso de suas atividades, já que para estarem aptos a fornecer os produtos através do Programa, agricultores como Antônio Azevedo precisam comprovar a regularização da atividade e demonstrar capacidade produtiva adequada, “O apoio é de fundamental importância, pois levamos ao agricultor os conhecimentos técnicos, além de subsídios correspondentes às suas necessidades, com isso motivamos ainda mais o aumento de sua produtividade e consequentemente melhorando a qualidade de vida familiar”, disse o gerente.
Orlando destaca ainda, uma grande expectativa para o corrente ano, relacionado ao Preme no município, “A perspectiva é de grande crescimento, devido aos trabalhos que o Idam vem desenvolvendo junto aos agricultores para estarem inseridos nesse programa fundamental”.

Durante a visita foi realizada supervisão do desenvolvimento das atividades do agricultor Antônio.

Preme
Criado em 2004, o Preme é um programa que integra o conjunto de políticas públicas do Governo Estadual para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Amazonas. Instituído pela Lei Nº 3.454 de 10 de Dezembro de 2009, cujo objetivo é substituir os gêneros alimentícios importados por produtos regionais, contribuindo para a interiorização do desenvolvimento e o resgate de hábitos alimentares saudáveis.