Agricultores afetados pela enchente recebem benefício do governo do Estado

O governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM estará fazendo, a partir da tarde de hoje, 14, distribuição do Cartão Amazonas Solidário aos agricultores familiares do município de Jutaí (a 751 quilômetros de Manaus) atingidos pela enchente deste ano. Trata-se de uma ação emergencial criada para ajudar, principalmente os moradores da zona rural, que, a exemplo dos demais, estão sentindo, no bolso, os prejuízos. Na lista dos contemplados com o auxílio de R$ 400,00, está o agricultor Adaildo Oliveira Barbosa, da comunidade Marauá, que teve perda total das produções de milho, feijão e hortifrutigranjeiros. A entrega será feita pela gerência da Unidade Local do IDAM e contará com o apoio da Prefeitura, uma forte parceira do Estado nessa ação. O cadastro desses agricultores foi feito há três meses pelo Comitê Integrado de Monitoramentocoordenado pelo Governo Estadual. O grupo é formado por representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil, dos ministérios das Minas e Energia, da Saúde, Desenvolvimento Agrário e do Ministério da Defesa, além de representantes da Defesa Civil do Estado e do Município e outros órgãos indicados pelo governador Omar Aziz, a exemplo das secretarias Estadual e Municipal de Saúde e Associação Amazonense de Municípios (AAM). Até amanhã,439 chequesserão entregues para os agricultores da área de várzea. Crédito Emergencial Atualmente, equipes da Unidade Local do IDAM estão fazendo levantamento dos agricultores atingidos pela enchente, para aplicação do crédito emergencial. A linha de crédito vai atender além de produtores rurais, comerciantes, prestadores de serviços, e setores da indústria com empréstimos que variam de R$ 12 mil a R$ 100 mil e juros de 1% a 3,5% ao ano. O prazo máximo de pagamento varia de 8 a 10 anos com carência de até três anos. Os recursos são do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e estarão à disposição no Banco da Amazônia.