Agricultores da Reata partipam de excursão sobre primenta-do-reino

A Unidade Local do Idam de Tefé realizou no último dia 08 de maio, sexta-feira, excursão sobre manejo e condução da cultura de pimenta-do-reino. O evento foi realizado na propriedade do agricultor Carlos José Estevam, da Rede de Agricultores Rurais do Amazonas, localizada na margem esquerda da estrada Tefé/Agrovila. Nesta propriedade a unidade local vem desenvolvendo trabalhos em parceria com o agricultor. Teve a participação de 20 pessoas, sendo 13 agricultores pertencentes a Reata e 7 convidados.
De acordo com o gerente da Unloc, Sidney Souza de Araújo, a pimenta-do-reino é um suporte econômico para o pequeno agricultor. O clima ideal para a cultura é o quente e úmido, a precipitação pluviométrica é de 1.800 mm/ano, se adapta bem em solos drenados, principalmente em latossolo amarelo de textura areno-agilosa. Essas características existem na região de Tefé, o que favorececom isso o município pode sim se tornar um grande produtor de pimenta do reino. Temos que fazer esses eventos para mostrarmos aos agricultores e convidados um novo tipo de cultivo que a Unloc/Tefé vem trabalhando e que tem como consorciar essa cultura com a mandioca que é o carro chefe do município, pois a pimenta-do-reino se adapta muito bem em nosso clima e será mais uma alternativa de cultivo e de grande importância econômica a agricultores que venham no futuro cultivá-lo. O objetivo da excursão foi mostrar aos agricultores da Reata e convidados, os trabalhos da Unidade Local de Tefé e também como manejar e conduzir a cultivar pimenta-do-reino.
O evento mostrou aos agricultores (as) da Reata e convidados, o tipo de estaca apropriada para propagação de mudas, tipo de substratos, espaçamento, condução (tutoramento, amarril, poda, outras), consorcio, colheita e beneficiamento da pimenta-do-reino.
O evento foi realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tefé.