Agricultores de Barcelos são capacitados em boas práticas para produção de farinha

Boas práticas para produção da farinha de mandioca

No período de 11 a 14 de setembro a Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM/Barcelos, capacitou vinte agricultores familiares em boas práticas para produção da farinha de mandioca. O curso foi realizado na casa de farinha tradicional do agricultor Anízio de Oliveira, localizada na estrada Barcelos Caurés, km 10.

A capacitação teve como foco principal a higienização em todas as etapas do fluxo de processamento. Dividida em aulas teóricas e práticas, a atividade foi ministrada pela técnica agrícola e gerente da Unidade Local do IDAM/Barcelos, Gilciane Plácido, que explicou passo a passo o processo para produção da farinha. Entre os assuntos abordados estão: conceitos de colheita, lavagem, descasca, ralação, prensagem, esfarelamento, torrefação, empacotamento, pesagem e armazenagem.

Já nas aulas práticas, os participantes receberam conhecimentos sobre a importância de manter a higiene dos materiais e equipamentos utilizados no processo. Higiene na manipulação e processamento de alimentos, limpeza da matéria-prima para fabricação da farinha seca, d’ água e mista, empacotamento da farinha e subprodutos da farinha de mandioca como, pé de moleque, beiju e tucupi foram destacados na ocasião.

Produtos fabricados a partir da mandioca / Barcelos

O público capacitado teve boa receptividade. “A ideia foi incentivá-los a aderir às boas práticas, fazendo com que os agricultores apliquem os conhecimentos aprendidos na hora de fabricar a farinha para comercialização e consumo familiar” disse Gilciane, ressaltando que a capacitação atendeu as expectativas dos agricultores que já são conhecidos pela oferta da farinha aos consumidores e agora com o curso serão referência na qualidade do produto, oferecendo a população segurança alimentar e nutricional.

Vale ressaltar, que os agricultores se empenharam em aumentar suas áreas de plantio visando o aumento da produção da farinha de mandioca na região. “A Unidade Local do IDAM/Barcelos vem realizando cursos de boas práticas para produção da farinha de forma direcionada por áreas de atuação da assistência técnica, com o objetivo de orientar e capacitar de maneira igual os agricultores assistidos pelo IDAM”, finalizou Gilciane.

Os agricultores da Estrada Caurés, km 5, foram os beneficiados com a capacitação.

Ao final do curso todos os participantes foram certificados pelo IDAM, e na oportunidade foram entregues carteiras do produtor rural a algumas famílias locais.

Fonte: Unidade Local do IDAM/Barcelos