Agricultores de Codajás prestigiam Festa do Açaí

Em sua vigésimaterceira edição a Festa do Açaí, realizada pela Prefeitura Municipal de Codajás reuniu no período de 29 de abril a 1º de maio, agricultores das comunidades rurais e de cidades vizinhas. Durante três dias, cerca de 600 agricultores chegaram ao município trazendo produtos agrícolas e artesanato para comercialização, além da assistiram a seminários, palestras e manejos sobre a cultura do açaí, que teve a participação de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Embrapa e Secretaria Municipal de Produção Rural.

O evento contou com a participação da Unidade Local do Idam que montou um estande com instalação de aquários com peixes das espécies tambaqui e pirarucu, exposição das culturas trabalhadas como açaí, banana, mandioca (farinha, tapioca), macaxeira, feijão de praia, milho, abacaxi, maracujá, dentre outros. Além de material informativo sobre as atividades trabalhadas pela extensão rural no município, a equipe do Idam fez degustação de 200 litros de vinho de açaí ao público visitante.

O município de Codajás conta hoje com uma área de mil e duzentos hectares de açaí nativo e cerca de seiscentos hectares cultivados. A produção é de 460 toneladas/ano, beneficiada pela Cooperativa de Produtores de Polpas de Frutos – Planeta Açaí e tem mercado consumidor em Manaus (merenda escolar), Rio de Janeiro, Canadá e Holanda. A exemplo de anos anteriores 12 escolas participaram do concurso de melhor estande e a vencedora de 2010 foi a Escola Professor Luiz Gonzaga, que recebeu da Prefeitura Municipal o prêmio de R$ 2.000,00 (dois mil reais) pela apresentação de artesanatos feitos com a cultura do açaí. O título de Rainha do Açaí ficou para a jovem Rafaela Edward que recebeu como prêmio uma motocicleta.
Durante o encerramento do evento, foi inaugurada a Agência de Correios do município e o lançamento da pedra fundamental para a construção do Açaidodromo, numa área de dez mil metros quadrados, a ser custeado com recursos da Prefeitura Municipal e Governo do Estado.