Agricultores de Manaquiri recebem 100 mil Alevinos

Cem mil pós-larvas de tambaqui foram distribuídos a 29 agricultores familiares do município de Manaquiri (a 60 km de Manaus), no último dia 14, através do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (SEPA) e Prefeitura Municipal de Manaquiri. A entrega faz parte do segundo lote de alevinos de tambaqui, criados no próprio município, dando continuidade ao Projeto Estação de Alevinagem que visa produzir alevinos (filhotes) de tambaqui e outras espécies de peixes, para suprir a demanda do Projeto Piscicultura Familiar. O primeiro lote de alevinos foi entregue, no último dia 20 de março, para trinta piscicultores do município. A Unidade Local do IDAM em Manaquiri prestou toda assistência técnica desde a construção do primeiro tanque de alevinagem, até distribuição dos alevinos aos agricultores familiares da região. O responsável em prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para os agricultores familiares é o técnico de pesca e aquicultura do IDAM, Ricardo Sobreira, que realiza toda assistência no manejo adequado na produção do pescado. Projeto Piscicultura Familiar – é o resultado da parceria entre IDAM ,Sepror e Ministério da Pesca e Aquicultura ( MPA) e suas vinculadas Prefeituras Municipais, associações de produtores e a iniciativa privada, com o objetivo de melhorar a disponibilidade em quantidade e qualidade de alevinos para piscicultura familiar, através do aumento da produtividade, diminuição de perdas, sazonalidade e melhoria da eficiência do sistema de produção numa visão de desenvolvimento com sustentabilidade.