Agricultores de Nova Aliança ganham Casa de Farinha Higiênica

A ideia é fortalecer a cultura na comunidade que lidera na produção da farinha de mandioca
A Casa de Farinha Higiênica foi entregue pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) em parceria com a Diocese/ISCOS e a Prefeitura Municipal e está beneficiando oitenta famílias de agricultores da comunidade Nova Aliança, localizada no município de Benjamin Constant. É de lá a grande quantidade de farinha comercializada nas feiras e mercados do município. O espaço foi solicitado pelos próprios comunitários e estruturado para dar segurança aos fabricantes do produto e, possibilitar que a farinha seja feita com mais higiene. A intenção é que ela chegue à mesa do consumidor uniforme e crocante. Segundo a gerente da Unidade Local do Idam, Andréa de Lima Ribeiro, os cuidados com a higiene são fundamentais um produto de qualidade. Ainda este mês, o Idam vai realizar o curso de “Boas Práticas de Fabricação da Farinha” com carga horária de 40 horas, para os agricultores familiares dessa comunidade. Como parte da programação será proferida palestra sobre Perfil Higiênico Sanitário de Unidades de Processamento da Farinha e Aproveitamento da Manipueira. Para o presidente da comunidade, Eduardo Silva, a proposta, agora, é impulsionar a produção, gerar mais renda, e mais dignidade para a comunidade que, além da mandioca, se destaca com a produção de arroz.