Agricultores familiares de Japurá são capacitados em Gestão Comunitária

A Unidade de Local do Idam/Japurá, com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, realizou no período de 30 de março a 1º. de abril um curso de Gestão Comunitária e Gestão de Associações. Foram capacitados vinte e cinco pessoas, sendo quatorze agricultores familiares da Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Município de Japurá – ACOPJA e comunidades indígenas (Aldeia Kaiscana e Comunidade Indígena Kaixana), além de onze representantes do poder público (Secretaria Municipal e Estadual de Educação, Secretaria de Ação Social e Secretaria de Produção e Abastecimento). O evento proporcionou aos participantes conhecimentos sobre processos de Gestão Comunitária e de Associações, com aplicação de ferramentas administrativas e Planejamento Estratégico como norteador para o processo de gerenciamento. Também, promoveu interação de conhecimentos sobre as formas de Gerenciamento de Associações e suas implicações, o que visou a compreensão dos participantes, oferecendo subsídios aos agricultores familiares nas articulações dentro e fora das comunidades, orientando-os ao bem comum. Segundo o gerente da Unloc, Fredson Pereira, por ocasião do curso foi feita a estruturação do Projeto de PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) para Japurá, onde os atores sociais participantes (agricultores familiares e suas organizações sociais, entidades de cunho social: igrejas, secretarias municipais de educação e de ação social) informaram os elementos necessários para operacionalizar o Programa. O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo do Idam central, Michaell Santos, que abordou assuntos como: organizações sociais; cidadania e participação democrática; empoderamento; princípios básicos da administração; administração participativa; planejamento; definição de objetivos e estratégias; implementação da estratégia, políticas, planos operacionais, monitoramento e controle.