Agricultores familiares participam de intercâmbio e aprendem sobre Práticas Agroecológicas

Os participantes conheceram os benefícios do composto orgânico para agricultura
Os participantes conheceram os benefícios do composto orgânico para agricultura

No dia 20 de novembro, mais de 40 agricultores familiares dos municípios de Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e do distrito de Novo Remanso participaram de um intercâmbio em duas propriedades rurais em Manaus. A atividade promovida pelas Unidades Locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) visa promover a troca de conhecimentos e experiências sobre práticas agroecológicas.

Pela manhã, os agricultores visitaram o sítio Orgânico Santo Expedito, localizado na Zona Leste da capital, onde puderam aprender como funciona o cultivo de hortaliças com o sistema orgânico. No local são utilizadas técnicas de compostagem, uso de biofertilizantes, caldas e extratos vegetais.

DSC08332À tarde eles visitaram a Chácara Way, localizada no bairro de Flores, onde conheceram a atividade de minhocultura (criação de minhocas) desenvolvida por Wilson Ayub. No local existe uma criação de minhocas que é utilizada para produção de húmus e na alimentação complementar de frango caipira. Wilson afirmou que é contra as queimadas e orientou os agricultores a buscarem sempre alternativas sustentáveis em suas propriedades. “Sou favorável a agricultura natural, baseada em processos ecológicos que são fundamentais para o desenvolvimento das plantas e manutenção da fertilidade, saúde e equilíbrio do solo”, afirmou.

 O coordenador do Setor de Apoio a Agroecologia e Produção Orgânica – SEAPO do IDAM Central, Mário Ono, explicou que além do aumento da produtividade o sistema gera um produto de qualidade. “Encontramos na compostagem um modelo que possibilita uma agricultura sustentável e livre de agrotóxico, por isso incentivamos os agricultores familiares do Estado a utilizarem esse método,” disse.