Agricultores familiares participaram de Curso de Melhoramento da Qualidade da Farinha em Coari

Foto : IDAM / Coari
Foto : IDAM / Coari

Agricultores familiares das comunidades São João Batista do Lago do Jenipapo, Bom Jardim e Vila Floresta do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus) participaram no período de 13 a 15 de julho, de um curso de Melhoramento da Qualidade da Farinha promovido pela Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).

O curso foi coordenado pelo técnico florestal Adilson Alves da Cruz e pelos técnicos Agropecuários José Maria de Matos e Maria Solange que orientaram os mais de 20 agricultores familiares desde as técnicas do plantio, adubação, doenças e pragas, higienização, manuseio dos equipamentos utilizados no processo de fabricação até a comercialização. Além da parte teórica, os produtores foram beneficiados com a prática, no final do curso foram fabricados bolos de mandioca e o famoso pé de moleque.

Para o agricultor familiar da comunidade de Bom Jardim, Ariva Areque, as técnicas repassadas foram importantes para produzirmos uma alimento de qualidade. “Estamos contentes por mais um trabalho desenvolvido pela equipe de Assistência Técnica e extensão Rural (ATER) ficamos muito felizes em ter participado deste curso”, explicou Areque.

De acordo com o Gerente da Unidade Local do município de Coari, Francisco Hélio Medeiros, a participação e a colaboração dos agricultores familiares foi importante para a realização deste curso. “O objetivo da nossa equipe da Unloc foi preparar esses produtores a fabricar uma farinha de melhor qualidade, proporcionando maior renda e qualidade de vida aos produtores envolvidos”, concluiu Hélio.