Agricultores familiares recebem capacitações sobre culturas agrícolas e extrativista em Manicoré

matéria Manicoré

Capacitações sobre a cultura da mandioca, banana e açaí foram realizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), no município de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus), e já beneficiam mais de 500 agricultores familiares. Com carga horária de oito horas/aula, os cursos fazem parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) e são executados por meio do convênio nº. 113/2012 firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e IDAM.

Entre as localidades que receberam as atividades destacam-se as comunidades: Barro Alto, Estirão, São José, São Lázaro, Nazaré do Retiro, Nazaré do Capananzinho, Santa Ana do Capananzinho, Barreira do Capananzinho, Jatuarana e Vista Alegre. No geral são mais de 15 comunidades beneficiadas.

Sobre as boas práticas agrícolas da cultura da mandioca foram abordados assuntos como aspectos técnicos da cultura, seleção de maniva, espaçamento e limpeza da área, principalmente, nos 150 dias. Na ocasião, os técnicos ainda recomendaram a limpeza de utensílios utilizados na fabricação da farinha, o beneficiamento das raízes logo após o arranquio e manter a casa de farinha longe de animais domésticos.

Além da troca de experiências teóricas, os agricultores ainda participaram de atividades práticas no mandiocal, e acompanharam a retirada das hastes localizada na parte mediana da planta e aprenderam as técnicas de corte que auxiliam na obtenção de um mandiocal uniforme.

Na cultura da banana, apesar das perdas em virtude da cheia já foram replantados alguns bananais na região. Para esta cultura, os agricultores receberam orientações sobre tratos culturais, desfolha, desperfilhamento, pragas e doenças de maior incidência na região, além da análise de custos e rentabilidade na produção da banana.

Com o tema “Manejo de Açaizais Nativos” foram destacados assuntos como o levantamento de plantas produtivas, técnicas de escalada, colheita e acondicionamento dos frutos, bem como, inovações tecnológicas no processo de produção, tendo em vista o fortalecimento do mercado consumidor.

As atividades foram proferidas pela engenheira agrônoma do IDAM em Manicoré, Mariza Lisley, e contou com apoio dos técnicos do escritório local.