Agricultores são incentivados a plantar açai

Mais de 150 mudas de açai foram distribuidas pela Unidade Local do IDAM/Eirunepé por ocasião da XIII Festa do Açai que aconteceu no mês passado no município, por meio da parceria entre Prefeitura, Comunidade Terra Firme e a colaboração do Idam.
Nove produtores receberam as mudas e também orientações dos técnicos sobre a cultura, forma de plantio e cuidados básicos no preparo de área e tratos culturais.
Durante o evento, 120 produtores visitaram o stand montado pelo Instituto. Todos recebem folders sobre beneficiamento do açai e produção dos derivados, além de material sobre a referida cultura. Além do contato com os produtores, a comunidade Terra Firme, bem como os demais visitantes conheceram as diferentes formas de aproveitamento do açai, como confecção de bolo, pudim, torta, cocaçai, licor, brigadeiros e pão. Tudo era novidade, uma vez que eles desconheciam as técnicas de aproveitamento do açai.
A exposição teve o objetivo principal de incentivar o consumo destas iguarias, para que a partir do próximo ano a iniciativa passe a ser uma fonte de emprego e renda para as famílias residentes na comunidade.
Orientação e Orientação Técnica na Confecção do Açai
Nos anos anteriores o açai era confeccionado, durante a festa, de forma artesanal, sem grandes preocupações com a questão da higiene e água utilizada na sua produção. Por conta disso, o Idam, com o apoio da Prefeitura, contratou produtores com máquinas para a produção do vinho e colocou os mesmos a disposição do Instituto para orientação.
Para a confecção do vinho passou a ser utilizada água proveniente de poço artesiano.
Os produtores foram capacitados, desde a produção até a higienização do produto. Eles receberam máscara facial, avental, toucas e luvas, evitando assim a contaminação do alimento.