Amazonas realiza campanha no Ano Internacional das Florestas

O ano de 2011 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional das Florestas. A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) lançaram hoje (10), no auditório Belarmino Lins, a "Campanha Florestal para a Produção Sustentável" com a presença dos representantes de entidades ligadas ao setor.
Para o secretário executivo adjunto de políticas agropecuárias e florestais, Airton Schneider, o apoio ao manejo e a conservação dos recursos florestais enquanto negócio sustentável é uma das políticas do Governo do Estado e da Sepror.
"A campanha quer conscientizar o pequeno produtor rural sobre a importância das florestas e de seu manejo sustentável. Nosso desafio é converter os produtos e serviços ambientais em um fluxo de renda com o meio de sobrevivência", declarou. O Brasil é o país com maior extensão de florestas tropicais. Só a Amazônia responde por cerca de 26% das florestas tropicais remanescentes no mundo. Alguns dos mais ricos biomas mundiais são encontrados no País, que detém mais de 20% do número total de espécies do Planeta.
No Amazonas, a campanha visa sensibilizar e despertar nas lideranças locais a importância e as formas sustentáveis de utilização, produção e conservação florestal como alternativa de geração de emprego e renda. Além da Sepror e escritórios do Idam, a ação conta também com as prefeituras, associações, cooperativas, escolas e representantes do setor primário.
A campanha florestal seguirá uma intensa programação durante todo o ano de 2011 e será aplicada nos 62 municípios do Estado, onde técnicos do Idam ministrarão palestras sobre o manejo do uso dos recursos florestais, com o intuito de fortalecer as cadeias produtivas dos recursos florestais e da fauna silvestre.