Anamã: Produtores participam de curso sobre hortaliças

Produtores rurais do município de Anamã estão participando do curso de hortaliças promovido pela Unidade Local do Idam. O evento teve inicio hoje de manhã e se estende até o dia 18, sexta-feira, na comunidade do Arixi- lago do Anamã. O objetivo é oferecer aos participantes mais uma alternativa de renda e, também, visa melhorar a qualidadeda alimentação,como consumo de hortaliças frescas e variadas.
No município, a produção maior está voltada para cheiro-verde, alface, pepino e pimentão.
Por ocasião do curso será dado início a implantação daprimeira casa de vegetação,com o apoio da Prefeitura. A casa vai ser administrada por dez famílias de agricultores e toda a produçãocomercializada para a merenda escolar do Anamã, por meio de uma parceria feita com a administração municipal.
Segundo o gerente da Unidade Local do Idam, Mário Grijó, 96 famílias serão beneficiadas com a Casa de Vegetação. Cuidados
Para que as hortaliças sejam bem produzidas, alguns tratos culturais são necessários:
– Os canteiros devem ser molhados 2 vezes por dia, de manhã e a tarde – é a chamada Irrigação;
– O mato (plantas daninhas) que nascer nos canteiros deve ser retirado para não prejudicar o crescimentos das hortaliças;
– Uma vez por mês é preciso fofar bem a terra para que ela não fique muito dura;
– Quando aparecer pragas (insetos) ou vocêperceber que suas hortaliças estão doentes, consulte um técnico do Idam para resolver o problema.