Apuí: Idam incentiva ações na pecuária

Com uma programação voltada para a recuperação das pastagens do município, 25 pequenos agricultores/criadores familiares de Apuí, sul do Amazonas, participam no próximo dia 21 de outubro do Curso de Recuperação de Pastagens Degradadas. O evento é coordenado pela equipe técnica do Idam local e será realizado na comunidade Estrela do Norte, localizada no km 65 da AM 174 – Projeto de Assentamento Acari.
Durante três dias, os participantes do curso receberão informações sobre os prejuízos causados pelo super pastejo, recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) com o plantio de essências florestais, escolha das gramíneas indicadas para a região, leguminosas incorporadas às pastagens, além de orientações sobre divisão de pastagens. Os instrutores do curso serão o médico veterinário Francisco de Assis e do técnico em agropecuária Adilson Pereira , que fazem parte da equipe do Idam local.
Na opinião do gerente da Unidade Local do Idam, Paulo Costa, os agricultores/criadores de Apuí além de recuperar as pastagens que sofreram com a estiagem e os incêndios naturais ocorridos na região, também serão orientados sobre a importância de plantar árvores no pastejo. “Hoje o rebanho de Apuí registra um plantel de 140 mil cabeças de gado de corte e de leite e embora tenhamos áreas em abundância, existe o compromisso em manter esses pastos em condições ideais para o gado. O conforto térmico gerado pela sombra das árvores aumenta a produtividade do rebanho e ajuda a proteger as nascentes e os cursos d água. No caso do plantio de essências florestais, essa prática proporciona uma fonte alternativa de renda aos agricultores/criadores familiares”, enfatizou Paulo.